O Consultor em PrevidenciaPortal do Consultor Previdenciário
Os Benefícios da PrevidênciaFórum do Consultor Previdenciário

sábado, 26 de setembro de 2015

// // 2 comments

Até quando é pago pensão por morte aos filhos de segurado do INSS.

Até quando é pago pensão por morte aos filhos de segurado do INSS

Os filhos do segurado são sempre dependentes preferenciais para receberem o benefício de pensão por morte. A dúvida mais comum é até que idade o filho irá receber o benefício. A resposta depende se o filho é considerado inválido ou não inválido. O filho inválido recebe por toda a vida e o filho não inválido recebe até completar os 21 anos.

Na lei previdenciária a idade limite é 21 anos, não há exceção por estar estudando em curso superior ou não. Digo isso devido a uma dúvida que muitos têm de que terão direito até 24 anos por estarem cursando uma faculdade.

A idade limite é 21 anos, mas o pagamento pode ser interrompido antes, caso ocorra alguns desses fatores: o dependente venha a casar-se, tenha sua maioridade antecipada, seja admitido em concurso público ou venha a constituir uma empresa.

Para ser considerado filho inválido e ter direito a continuar a receber o benefício de pensão por morte após os 21 anos é preciso que seja aprovado em perícia médica do INSS.

Saiba mais sobre quem são os dependentes para fins de pensão por morte no INSS lendo o seguinte artigo: O INSS e quem são os dependentes de segurados.

2 comentários:

  1. BOM DIA TENHO 4 IRMÃO DEFICIENTE AUDITIVO DE NASCENÇA, COM IDADES 43,46,48,49 SENDO UM TRABALHANDO, UM AFASTADO DO TRABALHO POR MOTIVO DE SAÚDE,E DOIS DESEMPREGADO, SENDO QUE MINHA IRMÃ RECEBE DO INSS BENEFICIO MAIS NÃO SEI TE DIZER QUAL BENEFICIO, MAIS INFELIZMENTE ATÉ EU MINHA MÃE ME AJUDAVA PORQUE ESTOU DOENTE E NÃO POSSO TRABALHAR ENFIM ELA AJUDAVA A TODOS, PERGUNTA CONSIGO PENSÃO PARA ELES. TENHO O LAUDO MEDICO DA AUDIOMETRIA, É POSSIVÉL SEI QUE EU NÃO CONSIGO PORQUE O CID DA MINHA DOENÇA QUE É JOELHO E TENHO OBSIDADE ELES NÃO ACEITA PODE ME AJUDAR, OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio

      Eles vão ter que pedir no INSS, pois somente a perícia pode dizer se terão ou não direito.

      Excluir