domingo, 1 de setembro de 2013

O INSS e como bloquear e desbloquear acesso aos empréstimos consignados.

INSS, Empréstimo Consignado, Aposentados, Pensionistas

Os segurados do INSS, titulares dos benefícios de aposentadoria e pensão por morte, têm o direito de contratarem empréstimos cujas parcelas sejam descontadas em seus benefícios. Essa modalidade de crédito chama-se empréstimo consignado. Esse direito pode ser bloqueado ou desbloqueado pelo próprio segurado, mediante pedido por escrito junto à agência do INSS onde o benefício é mantido.

A opção de bloquear o acesso a empréstimos consignados é uma medida que protege o segurado de fraudes, pois há muitos casos em que são feitos empréstimos sem que o segurado tenha solicitado. Quem não pretende fazer empréstimo pode ir ao INSS e solicitar o bloqueio, se mudar de ideia é só voltar ao INSS e pedir o desbloqueio.

Há casos em que o bloqueio é feito automaticamente pelo INSS. Quando um segurado vai ao INSS e denuncia que um empréstimo existente em seu benefício não foi feito por ele o acesso a novos empréstimos fica bloqueado por 60 dias. Nesse caso o segurado não pode pedir o desbloqueio, somente depois de resolvida a questão entre o segurado e o banco o sistema volta a liberar.

Outro fato que causa o bloqueio automático é quando ocorre transferência do benefício de uma agência do INSS para outra ou de um banco para outro. Nesses casos é possível desbloquear, mas o segurado terá que ir ao INSS, na nova agência para onde seu benefício foi transferido e requerer, por escrito, o desbloqueio. Essa medida, de bloquear o acesso aos empréstimos, é feita para proteger o segurado de possíveis fraudes. Fraudadores transferiam o benefício para outra agência do INSS e faziam empréstimos e quando o segurado tomava conhecimento o prejuízo já era grande.

Se gostou do post SUBSCREVA nosso FEED. 
Cópia não permitida 
Compartilhar
Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS

10 comentários :

  1. meu beneficio foi bloqueado p/ emprestimo por razão de mudança de agencia bancari
    meu pedido de desbloqueio foi negado em minha nova agencia do inss.o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  2. Luciana, os procedimentos para resolver sua situação estão descritos no artigo, leia que entenderá.

    Pensão por morte no INSS

    ResponderExcluir
  3. Tentei fazer o emprestimo e foi bloqueado por causa da conta ser recente.. Indo ate o inss e pedindo i desbloqueio eu consigo q desbloqueie e qto tempo demora para normalizar

    ResponderExcluir
  4. Elaine
    O prazo oficial é de 15 dias, mas pode ocorrer antes, tem que ir ao INSS e pedir por escrito o desbloqueio.

    ResponderExcluir
  5. Meu sogro recebe o benefício em um banco privado,ele tentou mudar de banco,pois estão cobrando muitas tarifas,e enchendo ele de limites,e ele tem vários empréstimos.
    Não conseguiu, o banco bloqueou a transferência para um banco público,o que ele deve fazer?
    Grata

    ResponderExcluir
  6. Neusa
    Ele tem que ir nesse banco e negociar suas dívidas e apresentar um nova garantia, pois deve ter assinado um contrato em que garante algum empréstimo com seu benefício.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, solicitei um empréstimo consignado via B.Brasil...segundo informaçòes do banco o mesmo foi negado pelo Inss pois o meu benefício (32) nào dá direito a este tipo de empréstimo...isso eu desconheço...outros me disseram que pela troca de banco o Inss bloqueia essa tipo de empréstimo por 60 dias. Troquei só de banco a agência do Inss continua a mesma....como devo proceder..?
    Att

    ResponderExcluir
  8. Augusto
    Sua dúvida está explicada no artigo e nele consta os procedimento que deve tomar.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Mudei de estado e transferi o meu beneficio ( pensão por morte) de agencia inss e banco recebedor e, fui informada sobre o bloqueio por 60 dias para empréstimo. Passado 76 dias fui ao inss e ainda consta bloqueio para empréstimo (TBM). Perguntei e tive como resposta que leva até 90 dias para desbloqueio, ao perguntar outra forma de desbloqueio, negaram haver outra maneira, falaram que tenho que esperar. Fora isso pedi para que a correção do digito final da conta a qual recebo, mantendo a conta e banco, novamente me disseram de um possível bloqueio por 60 dias devido a correção. Pode esta bloquear? Pois toda vez que vou a agencia do inss as respostas dos atendentes são superficiais, eles dificultam as informações, dizendo que td é o sistema eletronico na questão bloqueio em qualquer tipo de alteração no beneficio.

    Att;

    Fatima

    ResponderExcluir
  10. Fatima
    O procedimento está explicado no artigo, leia e depois fale com o chefe do posto do INSS para ver se resolve, se não resolver procure o Procon

    ResponderExcluir