domingo, 15 de setembro de 2013

// // 5 comments

Formulários e documentos necessários para requerer o LOAS.

Formulários e documentos necessários para requerer o LOAS

Neste artigo o Portal do Conhecimento Previdenciário vai esclarecer sobre os formulários necessários para que o cidadão faça o requerimento do benefício de prestação continuada para o idoso e para a pessoa com deficiência.

O amparo assistencial, conhecido por LOAS, pode ser concedido aos idosos, com 65 anos de idade, ou para pessoas com deficiência que não possuam meios de sobrevivência e nem sua família possa mantê-los. Para requerer é preciso preencher dois formulários: formulário de requerimento e formulário de composição da renda do grupo familiar.

No formulário de requerimento devem ser inseridos os dados da pessoa que está pleiteando o benefício e no formulário de composição de renda é preciso preencher os dados de todas as pessoas que vivem junto com o requerente. Pode ser pais, irmãos, filhos, sogra e outros que morem no mesmo endereço e convivam como família.

Além de preencher os dados de cada membro do grupo familiar informando nome, data de nascimento, grau de parentesco, situação ocupacional (dizer se trabalha e onde trabalha) e renda mensal é preciso levar os originais de todos os documentos, sendo obrigatória a apresentação de identidade, CPF e certidão de nascimento ou casamento de cada pessoa citada no formulário.

O requerente deve apresentar um comprovante de endereço, além de seus documentos pessoais. Caso algum membro familiar seja separado de fato deve apresentar uma declaração de que não vive com o cônjuge e indicar onde essa pessoa vive, pois se aparecer no sistema alguma renda em nome dessa pessoa pode atrasar a concessão até que fique comprovado que realmente não mora no mesmo endereço.

O direito ao benefício será analisado de acordo com o que for preenchido nos formulários, por isso tudo deve ser feito de acordo com a realidade do grupo familiar. A declaração falsa pode causar o cancelamento do benefício e a pessoa favorecida terá que devolver os valores recebidos e responder por crime.

Veja abaixo o modelo de formulário de requerimento de benefício assistencial. Clique no link para ir para o site da Previdência.

Formulários e documentos necessários para requerer o LOAS

Veja abaixo o modelo de formulário de composição do grupo familiar. Clique no link para ir para o site da Previdência.

Formulários e documentos necessários para requerer o LOAS

Caso tenha alguma dúvida faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.

Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS

5 comentários:

Felipe Araujo disse...

muuito bom vlw

andreia santos disse...

como faso pra receber o beneficio sofri um acidente de onibos

Catarino Alves disse...

Andreia
Que benefício você procura?

Anthonio Oliveira disse...

Boa noite!
Por favor solicito informações, se posso dar entrada de solicitação de beneficios LOAS, tenho 50 anos, tenho 15 anos de inss, sou solteiro, tenho cegueira em um dos olhos, ( visão Monocular ). Não conssigo serviço, tenho problema de coluna, moro atualmente de favor na casa de amigos.

Aguardo resposta

Antonio Santana
antonis@outlook.com.br

Catarino Alves disse...

Antônio
Pedir pode, mas é o INSS quem vai dizer se tem ou não direito.