domingo, 11 de agosto de 2013

O INSS e os tipos de aposentadorias oferecidos aos segurados.

O INSS e os tipos de aposentadorias oferecidos aos segurados.


De todos os benefícios que a Previdência Social disponibiliza a seus segurados os mais nobres são os de aposentadorias, pois quem se inscreve para iniciar suas contribuições ao INSS tem em mente o benefício de aposentadoria. Os demais benefícios, como auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-reclusão, são pagos em situações especiais e nem todos os segurados os utilizam.


Os tipos de aposentadorias são divididos em três grupos: por tempo de contribuição, por idade e por invalidez. A aposentadoria por tempo de contribuição é o benefício mais completo, pois exige que o segurado contribua por toda a sua vida para ter direito. A aposentadoria por idade exige um tempo menor e por isso pode ser pensada quando o segurado já tem uma idade mais avançada. A aposentadoria por invalidez funciona como uma apólice de seguro, só é paga se ocorrer algum fato que leve o segurado a ficar incapacitado para o trabalho.

A aposentadoria por tempo de contribuição é paga nas seguintes condições:

- homens com 35 anos de contribuição e mulheres com 30 anos de contribuição e não há idade mínima para que o segurado tenha direito.

- homens e mulheres que trabalharam em atividade insalubre ou periculosa podem se aposentar com 25, 20 ou 15 anos, conforme o tipo de atividade que exerciam. O mais comum é aos 25 anos de atividade prejudicial a saúde.

- homens que exercem atividade deprofessor se aposentam aos 30 anos de atividade e mulheres aos 25 anos. A atividade deve ser em sala de aula de escola regular do ensino pré-escolar, ensino fundamental e médio. Não há idade mínima exigida.

A aposentadoria por idade se divide em dois tipos, por idade para o trabalhador urbano e por idade para o trabalhador rural.

- homens que trabalham em atividade urbana precisam completar 65 anos de idade e mulheres 60 anos. O tempo mínimo de contribuição exigido é de 15 anos, 180 meses, tanto para os homens como para as mulheres.

- homens que trabalham ematividade rural, empregados rurais e segurados especiais, precisam completar 60 anos de idade e as mulheres 55 anos. Precisam comprovar 15 anos de atividade na condição de segurados especiais ou como empregados rurais.

A aposentadoria por invalidez exige 12 meses de contribuição feitas antes do início da incapacidade, exceção é para os casos de acidentes, tanto de trabalho como de qualquer natureza, e as doenças graves que não exigem a carência de 12 meses, basta ter qualidade de segurado. Quem define o direito a aposentadoria por invalidez é a perícia do INSS e, quase sempre, é precedida do benefício de auxílio-doença.


Caso queira mais detalhes de cada tipo de aposentadoria leia os artigos cujos links estão em destaque nos parágrafos acima.


Se gostou do post SUBSCREVA nosso FEED. 
Cópia não permitida 
Compartilhar
Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS

8 comentários :

  1. Prestei seerviço militar por um ano.
    Isso conta como tempo de contribuição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toninho
      Conta sim, é só guardar o certificado de reservista que o tempo nele constante será somado normalmente.

      Excluir
  2. Amei as informações, pois esclareceram algumas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lai
      Fico feliz com sua participação. Muito obrigado.

      Excluir
  3. Sr Catarino me tire uma dúvida por favor!!!
    Meu pai faleceu neste dia 28/08/2013 ele era aposentado por idade, minha mãe gostaria de saber se para receber a pensão dele,ela aposentou por tempo de serviço este ano e contribuia com a previdência, por favor me ajude!!!

    ResponderExcluir
  4. Luciana
    Sua pergunta ficou incompleta, mas deduzo que queira perguntar se ela pode pedir pensão sendo aposentada. Pode sim, é só ligar para o fone 135 e agendar o atendimento.
    Veja os documentos necessários neste link:Documentos necessários para requerer pensão por morte

    ResponderExcluir
  5. bom dia
    gostaria de saber sou casada e meu marido é professor municipal aposentado pelo IPSEP aqui em Pernambuco tenho 60 anos completos em abril de 2013 queria saber se tenho direito a aposentadoria por idade como devo agir tenho carteira de trabalho assinada de 78 a 79 ou seja um ano nada mais sou dona de casa e não contribuo mais
    Gicélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gicélia
      Por ter 60 anos não tem nenhum direito, só que tivesse pago 15 anos de contribuição.

      Excluir