quarta-feira, 7 de agosto de 2013

// // 4 comments

O INSS e os documentos para requerer pensão por morte.

O INSS e os documentos para requerer pensão por morte

Neste artigo o Portal do Conhecimento Previdenciário vai informar sobre os documentos que cada tipo de dependente deverá apresentar para requerer o benefício de pensão por morte na Previdência Social.

O benefício de pensão por morte é concedido aos dependentes do segurado do INSS que falece tendo qualidade de segurado, saiba mais sobre esse benefício lendo o artigo: O INSS e o benefício de pensão por morte. Normalmente nesse período os dependentes estão sob efeito de forte emoção e ainda precisam se preocupar com a documentação a ser levada ao INSS. Para fazer o pedido é preciso agendar o atendimento pelo telefone 135 antes de completar 30 dias do óbito, para que não haja perda de renda com a data inicial do benefício. Saiba mais sobre os prazos neste artigo: O INSS e o prazo para requerer pensão por morte.

Para facilitar estamos publicando este artigo com uma relação dos documentos exigidos para cada tipo de dependente e para cada tipo de segurado contribuinte. A documentação básica a ser apresentada é: certidão de óbito do segurado, seus documentos pessoais e comprovante de segurado (CTPS ou carnês quitados); documentos pessoais do dependente. Clique nos itens abaixo e verá a relação completa de documentos necessários:

Documentos exigidos para cada tipo de dependentes do segurado:





Documentos exigidos para comprovar a condição de segurado do falecido:







Caso tenha alguma dúvida faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.

Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS

4 comentários:

Felipe santos disse...

olá,eu me chamo flávia moro no interior da bahia ,era casada há 8 anos no judicial e mais 8 anos de convivencia meu esposo faleceu no dia 06. 04.. 2015,eu dei entrada a pensão por morte e deu requerimento indeferido ,coloquei o caso na mão do advogado serás que eu consigo esa pensão? e eu ,terei o direito dos mêses atrasados ou não? fico muito agradecida se puderem me darem alguma resposta.

Catarino Alves disse...

Flavia
Tem que saber porque foi negado.

Ana Rosa disse...

Boa tarde se uma pessoa faz uma união estável pós morte quais os direitos pelo inss

O Consultor em Previdência disse...

Ana Rosa
Se for judicial tem todos os direitos.
Doar é Participar, Faça uma DOAÇÃO e Ajude a manter este Portal