quinta-feira, 18 de julho de 2013

O INSS e qual a idade para se aposentar no Brasil.

O INSS e qual a idade para se aposentar no Brasil.

Muitas pessoas acreditam que há uma idade mínima para requerer aposentadoria no INSS. No INSS não há exigência de idade mínima, quem completa o tempo de contribuição mínimo pode requerer sua aposentadoria. Pode ser a aposentadoria por tempo de contribuição (que exige 35 anos de contribuição para homens e 30 para mulheres), a aposentadoria especial (que exige 25, 20 ou 15 em atividade insalubre ou periculosa, tanto para homens como para mulheres) e a aposentadoria dos professores (que exige 30 anos em sala de aula para os homens e 25 para as mulheres).


A não exigência de idade mínima não é nenhuma vantagem do sistema previdenciário brasileiro, pois há aplicação do fator previdenciário que pude os mais jovens que venham a completar o tempo mínimo e requerer sua aposentadoria. O fator previdenciário é aplicado sobre a média das contribuições e é maior quanto mais jovem for o requerente. O segurado que queira fugir do efeito do fator previdenciário tem que esperar até os 65 anos, no caso de homens e 60 anos no caso das mulheres.

O que diz a Previdência Social sobre o fator previdenciário.

É aplicado para cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição e por idade, sendo opcional no segundo caso. Criado com o objetivo de equiparar a contribuição do segurado ao valor do benefício, baseia-se em quatro elementos: alíquota de contribuição, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social e expectativa de sobrevida do segurado (conforme tabela do IBGE).


A fórmula do fator previdenciário é: 


                          
   



 f = fator previdenciário

Tc = tempo de contribuição do trabalhador

a = alíquota de contribuição (0,31)

Es = expectativa de sobrevida do trabalhador na data da aposentadoria

Id = idade do trabalhador na data da aposentadoria.

Na aplicação do fator previdenciário serão somados ao tempo de contribuição do segurado:

- Cinco anos para as mulheres

- Cinco anos para os professores que comprovarem efetivo exercício do magistério no ensino básico, fundamental ou médio.

- Dez anos para as professoras que comprovarem efetivo exercício do magistério no ensino básico, fundamental ou médio.

Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópia não permitida
Compartilhar
Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS

11 comentários :

  1. nunca contribui e hoje estou incapaz dee trabalhar
    eu tenho direito a alguma aposentadoria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jose
      Infelizmente não tem, no INSS todo os benefícios exigem contribuições.

      Excluir
  2. Prezado Catarino,muito bom seu blog!

    É o seguinte tem um amigo meu que tem 64 anos,contribuiu 18 anos,trabalhou em local insalubre,ele tem direito a aposentadoria proporcional?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos
      Não tem. Vai ter que esperar até completar os 65 anos e se aposentar por idade com o tempo que tem.

      Excluir
  3. Olá, por gentileza você poderia me tirar uma dúvida? Meu pai vai completar 35 anos de contribuição com 52 anos, nesse caso ele já poderia dar entrada no pedido de aposentadoria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ever
      É o que tentei explicar no artigo,leia e verá a resposta que procura.

      Excluir
  4. Meu marido deu entrada na aposentadoria por idade, e disseram que sairia no máximo em 30 dias, já fazem 40 dias e ele se dirigiu a uma agência e informaram que ele tem que aguardar a carta da DATAPREV, existe alguma maneira de agilizar isso?

    ResponderExcluir
  5. meu marido deu entrada na aposentadoria dele e disseram que sairia, no máximo em 30 dias, mas já se passaram 40 dias e meu marido foi a uma agência, eles informaram que ele tem que aguardar uma carta da DATAPREV, será que tem como agilizar ou existe um telefone que possa informar melhor? porque o INSS, só diz que tem que aguardar, e qunto ao Pis, como agir pra recebê-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas
      É preciso aguardar ou ir na agência onde fez o pedido para saber do andamento, qualquer recebimento só quando for concedido e tenha recebido a carta de concessão. Não há nada que possa fazer para acelerar o processo no INSS.

      Excluir
  6. Boa Noite! preciso de uma orientação. Meu filho de 19 anos, por tanto meu dependente legal, precisa fazer uma cirurgia ortopedica onde ele nao podera andar por um periodo aproximado de 6 meses, tal cirurgia so pode ser realizada fora do estado q resido, pois não possui especialista na area, Pergunto-lhe , tenho direito a beneficio do inss ? pois terei que me ausentar do meu trabalho para acompanhamento do mesmo por esse período. Seria auxilio-doença ? terei que entrar na justiça ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marnilza
      No INSS não há nenhum benefício para o seu caso, não há o que dizer na Justiça.

      Excluir