quarta-feira, 31 de julho de 2013

O INSS e como tirar extrato de contribuição previdenciária.

O INSS e como tirar extrato de contribuição previdenciária.

Neste artigo vou explicar a importância dos segurados da Previdência Social conferirem seus empregos e contribuições retirando um extrato de vínculos e contribuições. O extrato de contribuição previdenciária pode ser retirado de três formas: pessoalmente em uma agência do INSS, por meio dos caixas automáticos e internet banking do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal e pelo site da Previdência Social. Veja detalhes nos parágrafos seguintes.

Os segurados da Previdência Social devem consultar seu extrato de vínculos e contribuições previdenciárias periodicamente. Para quem nunca verificou sua situação junto ao INSS sugiro que vá ao INSS e solicite um extrato de vínculos e contribuições. Com o extrato em mãos deve conferir todos os empregos que tem anotado em sua carteira de trabalho, CTPS, com o que consta no relatório.

Todos os empregos (vínculos empregatícios) e contribuições feitas com carnês (contribuintes individuais e facultativos) que constarem no relatório CNIS são válidos para todos os fins. Caso haja vínculo anotado na CTPS que não constem no CNIS deverá providenciar o acerto o quanto antes. É importante salientar que as contribuições feitas com carnês só constam no CNIS a partir da competência 01/1985, assim as anteriores terão que ser comprovadas com a apresentação das guias quitadas.

Para facilitar a vida dos segurados a Previdência Social fez convênio com o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal para que esses bancos forneçam, aos seus correntistas, o extrato de vínculos e contribuições em seus caixas automáticos e internet banking. No site da Previdência Social é possível tirar o mesmo extrato, mas para isso é preciso o cadastramento prévio de senha de acesso. O cadastramento é feito nas agências do INSS e o serviço tem que ser previamente agendado.

O CNIS, Cadastro Nacional de Informações Sociais, é um banco de dados do governo federal, que reúne informações dos trabalhadores brasileiros, como recolhimentos à Previdência Social. Os dados são recebidos de diversas fontes. No CNIS deve constar todos os empregos e contribuições avulsas dos segurados, por isso é importante que seja retirado um extrato periodicamente para conferência e acerto, pois quanto mais tempo passa mais difícil procurar documentos para a comprovação exigida.


Se gostou do post SUBSCREVA nosso FEED.
Cópia não permitida
Compartilhar
Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS

Nenhum comentário :

Postar um comentário